quinta-feira, 3 de março de 2011

Google mudando a forma de PageRank

O Google anunciou nesta última semana a implementação de uma grande alteração nos algoritmos do Google Search, em outras palavras, no núcleo de diretrizes do PageRank. As mudanças, que chegam ser profundas e seletivas, poderão ter um impacto direto em 12% das buscas realizadas, o que demonstra uma preocupação de Mountain View com o conteúdo que a web anda gerando no dia-a-dia.

A tentativa de melhorar os resultados de buscas não é algo novo para o Google. Outras ferramentas, também desenvolvidas pela empresa, tentaram obter da classificação humana e individual uma resposta para a mudança na relevância das informações. Um desses experimentos, oSearch Wiki, lançado em 2008 (descontinuado), visava apenas melhorar a experiência do próprio usuário, sem qualquer efeito nos algoritmos do buscador.
E quais serão as novas mudanças? O Google infelizmente não revela detalhes. Entretanto, com base no histórico do mecanismo de pesquisa, é possível verificar que a classificação dos sites passará a ser mais profunda, com base na análise da originalidade do conteúdo, o que deve inibir o “paraquedismo” e a propagação de sites sem propósito para existirem.
“Esta atualização é destinada a reduzir rankings de sites de baixa qualidade, sites que são de baixo valor agregado para os usuários, cópia de conteúdo de outros sites ou sites sem utilidade. Queremos proporcionar uma melhor classificação, priorizando sites com conteúdo original e de qualidade, tais como pesquisas, relatórios, análises e assim por diante”, explicou Amit Singhal e Matt Cutts, Engenheiros do Google, no blog oficial da empresa.
Coincidência ou não, a mudança chega a poucos dias do vazamento de um memorando internode Tim Armstrong, diretor-executivo da AOL, que detalhava um processo interno onde os blogs sob seu comando (incluindo TechCrunch, Engadget, TMZ, TUAW e outros) deveriam explorar o máximo de assuntos possíveis, com temas populares e visando principalmente os resultados de buscas do Google.

Atualmente os algoritmos do PageRank contam com mais de 100 fatores para dar relevância a um conteúdo. A avaliação principal, se podemos dizer assim, são os hyperlinks trocados entre os sites, o que dá ao sistema de avaliação uma sensação de aprovação em relação ao conteúdo de destino. Em uma análise simples, quanto mais links gerados para um site específico, maior será a chance do material hospedado ser relevante.
Entretanto, com os estudos voltados a dar relevância junto ao mecanismos de pesquisas, a gigante da internet tem sido cada vez mais obrigada a reverter o jogo em prol dos usuários. Com os estudos avançados de especialistas em SEO e Farm Links, se tornou praticamente uma tarefa fácil dar relevância artificial a um site, mesmo que o conteúdo não seja bom o suficiente para merecer o destaque em uma posição privilegiada nas páginas de resultados.
Para conseguir avaliar seus resultados, o Google iniciou recentemente uma nova fase de experimentações que tem contribuído positivamente para contrapor a relevância das informações. O novo experimento, que conta com uma extensão gratuita para o navegador Chrome, oferece aos usuários a possibilidade de bloquear a presença de específicos resultados.
Apesar do pouco tempo junto ao novo teste, o buscador líder da internet diz ter encontrado a fórmula ideal para encontrar os sites que são realmente relevantes aos consumidores: “Fizemos uma comparação dos dados de bloqueios gerados pelos usuários e aqueles que identificamos pelo nosso algoritmo, e ficamos muito satisfeitos ao notar que a preferência de nossos utilizadores serão bem representados junto as mudanças no Google Search”, explicou a empresa.
Com a agressiva competição com o Bing, principalmente em relação as últimas manchetes, Larry Page e Sergey Brin precisam continuar atentos a promover mudanças que possibilitem uma melhor avaliação e rank do conteúdo, sendo este o importante avanço para a nova era do mecanismo e ao futuro da própria internet.
Fonte: globo.com

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