quarta-feira, 30 de março de 2011

Novidade na busca do Google: +1 vem aí o botão "curtir" do Google


Novamente o Google esta inovando, esse botão vai ser muito valido para aumentar a relevância de cada site.
Vale a pena ler a matéria e ver o vídeo de demonstração de como vai funcionar essa novidade.


O botão de “curtir” do Facebook ganhou um novo oponente nessa quarta-feira. O Google apresentou o Google +1, um recurso diferente de tudo o que o internauta já viu. Em vez de recomendar páginas na rede social ou na própria página, agora a recomendação vai aparecer diretamente nos resultados do buscador. Esse é o Google correndo atrás de relevância social.

De acordo com a empresa, o +1 permite entregar os melhores resultados no momento certo e do jeito certo. São os melhores porque há a recomendação de pessoas reais, que o usuário já conhece; estão no lugar certo porque a busca é o momento propício para descobrir coisas novas; e do jeito certo, porque fica bem evidente que aquele resultado tem o amparo de alguém conhecido.

Para usar o Google +1 é preciso acessar o buscador e estar com a Google Account devidamente autenticada. A partir daí, o botão de +1 é exibido ao lado dos resultados de busca. Assim que um usuário clica nele, aquele item em especial passa a avisar que foi recomendado. O mesmo vale para anúncios do Google AdWords, que também poderão ser recomendados pelas pessoas.

Por enquanto, o Google +1 está liberado apenas para um grupo seleto de usuários do Google nos Estados Unidos. Os entusiastas, claro, podem testá-lo: basta acessar essa página e aceitar fazer parte do experimento +1. Em seguida, é preciso também ir à versão do Google.com para Estados Unidos.

Diferentemente do botão de “curtir” do Facebook, o +1 inicialmente está habilitado somente nas páginas de pesquisa do próprio Google. A empresa promete liberar o botão para implementação em qualquer site, assim como acontece com o do Facebook e o de RT do Twitter, somente daqui a alguns meses. O jeito é esperar.
(texto reproduzido do site Tech tudo)


Abraços e até o próximo post.


Daniel Goaboy
Design AudioVisual e Grafiteiro

In Design - Finalizando a arte para a gráfica

Olá Pessoal,


Hoje nesse post vou mostrar como finalizar uma arte corretamente para mandar a gráfica.
Muita gente ainda acha que a arte tem que ser feita no Corel, sinceramente isso é coisa do passado.
O Corel é muito bom quando a arte tem proporções grandes, por exemplo um banner de 7m por 10m. 
E por ai vai.
Mais fora o tamanho grande, pode muito bem ser feita no Photoshop, Illustrator ou outro softer de edição de imagens ou vetorização dependendo da sua arte.


Agora vamos ao que interessa, com 10 passos vou mostrar como configurar a saída para PDF no In Design, ja pronto para ser enviada para a gráfica.


Vamos por a mão na massa.



Passo 1 - Abra o InDesign, e aperte no "Document" no lado direito superior da tela. Ou se preferir use o atalho Crtl+n.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 2 - Criar uma folha no tamanho da arte que foi criado no PS.
Coloque os valores da arte no "Width" e "Height"(1) (no meu caso eu estou colocando 130cm para os 2)
O banner de demonstração tem o tamanho real de 1,30m x 1,30m.
Na parte de "Columns"(2) deixa 1 para "Number" e 1p0 para "Gutter".
No "Margins"(3) coloque 0p0 para todos.
Se a parte do "Bleed and Slug"(4) não estiver aparecendo, é so abilicar ele no botão "Fewer Options"(5), depois de abilitar essa paleta, coloque o valor de 0,5cm para todas as partes.
E aperte OK para confirmar as configurações.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 3 - Agora vai em "File" depois em "Place", ou pelo atalho Ctrl+D.
procure a arte onde você salvou e aperte em abrir. A arte pode estar em PSD.
A imagem da arte vai ficar em miniatura junto com o cursor do mouse.
de 2 cliques no canto superior esquerdo da folha que foi criada.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Agora vamos configurar o In Design para fazer um padrão para exportar o PDF, para não ter que fazer o procedimento toda vez que for gerar um PDF novo.


Passo 4 - Vai em "File > Adobe PDF Presents > Define.
Vai abrir essa janela igual a da imagem a baixo.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 5 - Selecione a opção "High Quality Print" e clique em "New".


Abrirá uma nova janela, nela que nos vamos configurar o PDF.


Passo 6 - No menu a esquerda dessa janela clique em "Compression"(6), certifique que os pixels ao lado esteja em 300 x 450 na primeira coluna(7), 300 x 450 na segunda coluna(8) e 1200 x 1800 na terceira coluna(9). Se estiver tudo assim coloque todas as opções em "Do Not Downsample"(10).
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 7 - Vai em "Mark and Blends"(11) e seleciona o "Crop Marks" "Bleed Marks" "Registration Marks" e "Page Information"(12).
Na parte de baixo no "Bleed and Slug"(13) coloque 0,5cm para todos.
Isso é para a arte ter sangria e na hora de imprimir não sair o contorno branco do papel.
Depois dessas configurações aperte o OK para confirmar(14).
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 8 - Vai voltar a primeira tela onde agente clicou em "High Quality Print". Nessa mesma janela clique em "Salve As", vai abrir uma janela para você escolher onde quer salvar.
salve onde achar melhor.


Pronto a parte de configuração do PDF já esta pronta, e toda vez que você for gerar outro PDF ele já vai estar como opção na lista de preferências.


Passo 9 - A janela ainda estará aberta, clique em "Done" para fechar a janela.


Passo 10 - vai em "File > Adobe PDF Presents > e vai até a última opção da lista e clique nela".
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Vai pedir para você salvar o PDF em algum diretório do seu PC, escolhe o melhor lugar, nomeia a arte como de preferência e aperte em "Salvar".


Abrirá uma janela com todas as informações que nos acabamos de configurar, certifique que esta tudo certo como configuramos no "Compression" e no "Mask and Bleeds" e aperte o "Export" no final da janela.


Em seguida o In Design vai gerar o PDF no Diretório que você escolheu.


E pronto vai no diretório escolhido e abra o PDF.

De zoom de 100% e verifique se esta tudo certo, se a resolução esta boa, se não ficou embaçado ou tremido.


Se estiver tudo certo é só enviar a arte para a gráfica.


Se esse e outros pots tiverem sido útil para vocês deixe um comentário ou me mande um email.


Até o próximo post.
Abraços.


Daniel Goaboy
Design Audiovisual e Grafiteiro

domingo, 27 de março de 2011

Facebook - Como visualizar as fotos do modo antigo.


Olá Pessoal,


Escutando muita gente reclamar do novo visualizador de fotos do Facebook, com esse modelo de lightbox, resolvi fazer esse mini tutorial de como fazer para ver as fotos do jeito antigo, que em minha opinião é bem melhor.


Felizmente, dessa vez há como utilizar o visualizador de fotos antigo do Facebook com um truque bem simples.


Passo 1 - Acesse o Facebook e faça login na sua conta.


Passo 2 - Acesse um álbum de fotos de qualquer amigo seu e abra uma foto.


Passo 3 - O novo visualizador de fotos deve entrar em ação. Na barra de endereços do navegador no seu browser, apague a referência “&theater”, no final da URL.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Pronto! O antigo visualizador de fotos deve ser aberto instantaneamente. Viu como é simples? 


Também tem outra forma ainda mais simples de fazer o visualizador antigo aparecer é simplesmente apertando a tecla "F5" quando estiver visualizando uma foto no álbum de algum amigo.


Essa dica e bem simples e rápida, agora acredito que muita gente não vai ficar mais tão chateado com o Facebook por ter mudado a fora de visualizar as fotos. :)


Até o próximo post...


Abraços.


Daniel Goaboy
Design AudioVisual e Grafiteiro.

sábado, 26 de março de 2011

Orkut para Facebook, aprenda a importar seus amigos.

No post de hoje estarei mostrando como pegar seus contatos do Orkut e importar para o Facebook.


O Orkut e o Facebook são as duas principais redes de relacionamento do Brasil atualmente, porém, existe uma forte tendência de migração dos usuários do Orkut para o Facebook, para facilitar a sua vida e a de muitos o Orkut fez um jeito de te dar uma mãozinha na hora da mudança.


A solução encontrada foi a implementação de um novo recurso que, por meio do arquivo CSV (Comma Separated Values / Valores separados por vírgulas) gerado pelo Excel vai ser baixado do Orkut, permitindo a localização dos amigos que estejam no Facebook e você ainda não tenha ele, e de convidar os contatos que ainda não o Facebook. O processo é simples e está agradando tanto aos usuários que pretendem mudar de uma rede social para outra, quanto àqueles que pretendem manter o cadastro nos dois sites.


Veja como isso é feito com apenas 7 passos.


Passo 1 - Faça o longin em sua conta do Orkut.


Passo 2 - Na barra de menus na parte superior da página principal, clique na opção "Amigos".
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 3 - Clique no botão "Exportar contatos", no canto direito da pagina, para baixar o arquivo CSV.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 4 - Vai abrir essa janela dentro do Orkut, deixe as caixas de diálogos marcadas como default (padrão)(1), digite as letras de confirmação exibidas(2) e clique em "Confirmar"(3).
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 5 - Em seguida, clique em "Ok" e selecione o diretório do computador onde o arquivo deve ser salvo.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 6 - Acesse a página de importação de contatos do Facebook e clique em "Selecionar arquivo".
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 7 - Localize o arquivo CSV, salvo no diretório escolhido e aguarde enquanto o Facebook localiza os seus amigos do Orkut que também estão no Facebook.


É bem provável que nem todos os seus amigos do Orkut já tenham migrado para o Facebook. Porém, essa é uma ótima forma de integrar as duas redes sociais e auxiliar os usuários que desejam migrar do Orkut para o Facebook. Ao fazerem isso sem perderem os contatos com seus amigos do primeiro site de relacionamento.


É isso ai galera, mais um post sobre o Facebook, espero terem gostado...


E até o próximo post, se tiverem alguma duvida sobre o Facebook e quiserem ver um tutorial sobre a sua dúvida, é só perguntar pelo Formspring, comentando aqui no Blog mesmo ou então mandando um e-mail para mim. (danielgoabooy@danielgoaboy.com.br)


Abraços e até logo.


Daniel Goaboy
Design AudioVisual e Grafiteiro

sexta-feira, 25 de março de 2011

Facebook - Escondendo amigos no bate-papo.

Olá,


Hoje vou ensinar como configurar uma lista de amigos para ficar off-line na sua lista de bate-papo.


Como tem no msn e agente usa muito, colocar off-line para alguns amigos chatos que ficam pentelhando... No Facebook também podemos fazer isso.


Com apenas 8 passo podemos configurar essa função.
É uma ferramenta eficiente e simples de usar. Além disso, não é preciso excluir amigos. 


Passo 1 - Faça login no Facebook.


Passo 2 - Clique em "Amigos", no menu da esquerda, em baixo da onde aparece a sua foto.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 3 - Agora clique em "Editar amigos" no canto superior direito da página.
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 4 - Na próxima página, clique em "Criar uma lista".
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Passo 5 - Escolha um nome para essa lista de "amigos chatos", coloque um nome a sua escolha, eu coloquei "contatos off".


Passo 6 - Procure pelo nome do seu "amigo chato" e selecione os contatos que devem ser adicionados à lista que esta sendo criada.


Passo 7 - Agora para finalizar essa parte de criação da lista clique em "Criar lista".
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Obs: Você pode criar uma lista com os amigos que você quer bater-papo, ou com os amigos que você não quer. Ao abrir o bate-papo, a lista criada estará lá, logo abaixo de lista de amigos:


Passo 8 - Para ficar off-line para essa lista que acabamos de criar, clique no botão verde do lado do nome da lista que você deu para os "amigos chatos".
(Foto Reprodução - Daniel Goaboy)

Desta forma, você estará off-line para "amigos chatos", e on-line para os outros contatos sem precisar excluir ninguém.


Espero que tenham curtido mais esse post.
Até o próximo.


Daniel Goaboy

quinta-feira, 24 de março de 2011

Facebook - Aprenda como esconder seus recados do chefe ou de um amigo chato.

O Facebook, como qualquer outra rede social, permite adicionar centenas de pessoas. Acabamos permitindo que algumas pessoas chatas, ou mesmo o seu chefe, nos adicione e confira tudo o que estamos escrevendo e fazendo, desde simples status até as fotos.
Como é complicado voltar atrás e simplesmente bloqueá-los, existe uma maneira é dar acesso limitado a eles, e é isso que vou mostrar nesse post. Para isso, o Facebook conta com uma ferramenta de privacidade que permite que você escolha "quem" vai visualizar "o que" no seu perfil. E o melhor é que eles nem terão ideia de que você está escondendo algumas informações para eles.


Vamos lá fazer essa configuração passo-a-passo, é bem simples com apenas 5 passos você ja vai esta limitando o acesso dessas pessoas "chatas". :)


Passo 1. - Acesse sua conta no Facebook e abra o menu "Conta", depois "Configurações de privacidade", como estou mostrando na imagem.


(Foto Reprodução: Daniel Goaboy)


Passo 2. - Clique em "Personalizar configurações", na parte de baixo da pagina, coloquei um quadrado com o contorno vermelho para ficar melhor a visualização. configure esta pagina igual esta na imagem a baixo.


(Foto Reprodução: Daniel Goaboy)


Passo 3. - No item "Publicações enviadas por mim", que é o primeiro que aparece na lista de privacidades da sua pagina, clique no botão "Todos" e escolha a opção "Personalizar", na nova janela que vai abrir faça o passo 4.


(Foto Reprodução: Daniel Goaboy)


Passo 4. - No item "tornar visível para" deixe a opção "Somente amigos" e no item "Ocultar para", escreva o nome das pessoas que você deseja que não fiquem sabendo de todas as suas atualizações.


(Foto Reprodução: Daniel Goaboy)


Passo 5. Feito isso, a configuração de privacidade esta praticamente pronta, agora e só clicar em "Salvar Configurações" e pronto, seu chefe, amigo chato ou até mesmo sua (seu) namorada(o)/noiva(o)/esposa (marido) vão continuar sendo seus amigos mas não serão capazes de lerem seus recados.


Espero que tenham gostado de mais esse post.


Abraços e até o próximo.


Daniel Goaboy

terça-feira, 22 de março de 2011

Aprenda a descobrir se alguém te excluiu da lista de amigos do Facebook ou recusou seu pedido de amizade.

Para os curiosos de plantão esse Script funciona de verdade.
Por ele você consegue ver quem te excluiu e quem ainda não aceitou a sua solicitação.


Essa curiosidade de saber quem te bloqueou vem bem de antes, na época do começo do msn. Foram criados alguns programas que fazia isso, mais com o tempo virou uma febre os espertinhos criar um jeito falso de fazer isso, só para hackear as contas de msn das pessoas mais desligadas.


E por um bom tempo eles conseguiram fazer isso, para falar a verdade até hoje tem gente que cai nessa historia.


Mais com o Facebook esta sendo diferente esse script não e vírus e nem vai roubar a senha de vocês.


Eu posso garantir pois eu mesmo coloquei no meu Facebook para testar e poder esta escrevendo esse post com a certeza que isso da certo.


O Facebook. Como o site de relacionamento não oferece aos “facebookers” esse recurso, não é de se surpreender que, mais uma vez, tenha surgido uma ferramenta para tal finalidade.


O Unfriend Finder é um script que, quando combinado com a extensão para Firefox Greasemonkey, permite que os usuários recebam uma notificação - similar a do Facebook - a cada vez que um amigo o exclui de sua lista (ou exclui o próprio perfil), o bloqueia ou ainda quando seu pedido de amizade é ignorado.


Sua lógica de funcionamento é bem simples: sempre que você entra no Facebook, o aplicativo compara a sua lista de amizade atual com a do último acesso e, dessa forma, descobre quem o bloqueou, excluiu, ou saiu da rede e não está mais em sua lista. Além disso, Unfriend Finder também exibe uma lista onde são exibidas as solicitações pendentes de amizade.



Unfriend Finder (Foto: Reprodução/TechTudo)Unfriend Finder (Foto: Reprodução/TechTudo)
Veja como instalar:


Passo 1. Baixe e instale o Firefox, caso você não tenha ainda.
Passo 2. Instale a extensão Greasemonkey pelo Firefox.
Passo 3. Reinicie o navegador.
Passo 4. Acesse o site do Unfriend Finder e clique em “Install”, do lado direito do título.
Passo 5. Saia de sua conta do Facebook e faça o login novamente.


Pronto! Ao abrir a página inicial do Facebook, você passará por uma breve configuração do novo aplicativo. Após essa etapa, você passará a receber as notificações do Unfriend Finder para cada amigo que te excluir ou bloquear após a instalação do novo script.


Espero que tenham gostado desse post.
Para alguns ele será bem útil e para outros nem tanto.


Até o próximo post.
Abraços.
Daniel Goaboy

sábado, 19 de março de 2011

Site Netvibes.


O site Netvibes realmente é sensacional quem nunka viu vale a pena da uma conhecida.
segue o link para quem quiser ver.
www.netvibes.com
Para quem nao conhece ele serve para vc ver varias contas de facebook twitter linkedin flickr e pegar o rss de blogs que vc curte muito.
Assim quando as pessoas atualizam as midias socias que vc configurou nesse site ele te mostra tudo sem ter q abrir varias paginas no Browser.
Pelo Netvibes vc ja pode ficar logado em todas suas contas e atualizar por ele msm.
Vale a pena msm da uma conferida.


Netvibes é um desktop online baseado na tecnologia AJAX. Sua tecnologia visa permitir um alto nível de personalização, sendo possível alterar o título da página, adicionar, mover, remover conteúdos dos mais variados entre outras personalizações.


Serviços oferecidos


- Suporte a Feeds RSS/Atom e OPML;
- Suporte a streaming para Podcasts;
- Previsão do tempo oferecida pelo The Weather Channel;
- Acesso ao Gmail;
- Acesso ao Yahoo! Mail;
- Bloco de Notas;
- Fotos carregadas no Flickr;
- Documentos publicados no Writely;
- Favoritos;
- Comparação de preços;
- Lista de Tarefas;
- Acesso a e-mails via POP3 e IMAP;
- Favoritos hospedados no del.icio.us;
- Favoritos hospedados no Blogmarks;
- Feeds RSS fornecido pelo Fox Sports;
- Disco Virtual de 1GB através do Box.net;
- Suporte a feeds iCal, permitindo ter um calendário de compromissos online;
- Suporte a abas permitindo ter mais de uma página pessoal com diferentes conteúdos
- Suporte a uma mini API permitindo que outros módulos desenvolvidos por terceiros sejam adicionados à sua página;
- Módulo para controle de produtos a venda, compras, mensagens, buscas através do site de leilões eBay;
- Módulo para controle das últimas notícias do site Digg;
- Lançamento do Netvibes Ecosystem Beta, um local onde usuários do sistema podem adicionar módulos próprios, feeds RSS, Calendários iCal, Podcasts e abas e compartilhá-los com outros visitantes;
- Módulo para o AOL Music;
- Módulo com gráficos coloridos fornecidos pela Alexa para comparação de tráfego entre até 5 sites;
- Aba que fornece acesso ao serviço de instant-messaging Meebo. Isso permite que usuários do Netvibes conversem com usuários do AIM, ICQ, Jabber, Google Talk, MSN Messenger e Yahoo! Messenger.


Print da minha pagina no Netvibes.



Muito bom msm o site, e é maior adianto para quem tem que administrar varias contas de varias coisas ao msm tempo. 


Abraços.
Daniel Goaboy

quinta-feira, 3 de março de 2011

Google mudando a forma de PageRank

O Google anunciou nesta última semana a implementação de uma grande alteração nos algoritmos do Google Search, em outras palavras, no núcleo de diretrizes do PageRank. As mudanças, que chegam ser profundas e seletivas, poderão ter um impacto direto em 12% das buscas realizadas, o que demonstra uma preocupação de Mountain View com o conteúdo que a web anda gerando no dia-a-dia.

A tentativa de melhorar os resultados de buscas não é algo novo para o Google. Outras ferramentas, também desenvolvidas pela empresa, tentaram obter da classificação humana e individual uma resposta para a mudança na relevância das informações. Um desses experimentos, oSearch Wiki, lançado em 2008 (descontinuado), visava apenas melhorar a experiência do próprio usuário, sem qualquer efeito nos algoritmos do buscador.
E quais serão as novas mudanças? O Google infelizmente não revela detalhes. Entretanto, com base no histórico do mecanismo de pesquisa, é possível verificar que a classificação dos sites passará a ser mais profunda, com base na análise da originalidade do conteúdo, o que deve inibir o “paraquedismo” e a propagação de sites sem propósito para existirem.
“Esta atualização é destinada a reduzir rankings de sites de baixa qualidade, sites que são de baixo valor agregado para os usuários, cópia de conteúdo de outros sites ou sites sem utilidade. Queremos proporcionar uma melhor classificação, priorizando sites com conteúdo original e de qualidade, tais como pesquisas, relatórios, análises e assim por diante”, explicou Amit Singhal e Matt Cutts, Engenheiros do Google, no blog oficial da empresa.
Coincidência ou não, a mudança chega a poucos dias do vazamento de um memorando internode Tim Armstrong, diretor-executivo da AOL, que detalhava um processo interno onde os blogs sob seu comando (incluindo TechCrunch, Engadget, TMZ, TUAW e outros) deveriam explorar o máximo de assuntos possíveis, com temas populares e visando principalmente os resultados de buscas do Google.

Atualmente os algoritmos do PageRank contam com mais de 100 fatores para dar relevância a um conteúdo. A avaliação principal, se podemos dizer assim, são os hyperlinks trocados entre os sites, o que dá ao sistema de avaliação uma sensação de aprovação em relação ao conteúdo de destino. Em uma análise simples, quanto mais links gerados para um site específico, maior será a chance do material hospedado ser relevante.
Entretanto, com os estudos voltados a dar relevância junto ao mecanismos de pesquisas, a gigante da internet tem sido cada vez mais obrigada a reverter o jogo em prol dos usuários. Com os estudos avançados de especialistas em SEO e Farm Links, se tornou praticamente uma tarefa fácil dar relevância artificial a um site, mesmo que o conteúdo não seja bom o suficiente para merecer o destaque em uma posição privilegiada nas páginas de resultados.
Para conseguir avaliar seus resultados, o Google iniciou recentemente uma nova fase de experimentações que tem contribuído positivamente para contrapor a relevância das informações. O novo experimento, que conta com uma extensão gratuita para o navegador Chrome, oferece aos usuários a possibilidade de bloquear a presença de específicos resultados.
Apesar do pouco tempo junto ao novo teste, o buscador líder da internet diz ter encontrado a fórmula ideal para encontrar os sites que são realmente relevantes aos consumidores: “Fizemos uma comparação dos dados de bloqueios gerados pelos usuários e aqueles que identificamos pelo nosso algoritmo, e ficamos muito satisfeitos ao notar que a preferência de nossos utilizadores serão bem representados junto as mudanças no Google Search”, explicou a empresa.
Com a agressiva competição com o Bing, principalmente em relação as últimas manchetes, Larry Page e Sergey Brin precisam continuar atentos a promover mudanças que possibilitem uma melhor avaliação e rank do conteúdo, sendo este o importante avanço para a nova era do mecanismo e ao futuro da própria internet.
Fonte: globo.com